segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bacalhau à Gomes de Sá

Um amigo meu viu a receita de Bacalhau, recente, que coloquei aqui no blog e fiz para um casal de amigos e ficou meio que "babando" (rsrs) , pelas fotos. O que aconteceu ??? Pediu que trouxessem, do Mercado de São Paulo, 1,9 kg de lombo de bacalhau, para que eu pudesse cozinhar para ele e família .. 
É claro que foi um prazer fazer isso. Para tanto , aproveitei a boa qualidade do bacalhau comprado, e fiz um clássico de Portugal. 

Bacalhau à Gomes de Sá



INGREDIENTES:


- 1.9 kg de Bacalhau em Lascas (Salgado e seco)
- 1.5 kg de batatas
- 400 a 500 ml  de azeite extra-virgem
- 2 colheres de alho picado
- 2 cebolas
- 8 ovos cozidos (cozidos e cortados em rodelas)
- azeitonas pretas portuguesas
- salsa a gosto
- 2lt (aqui usei 2lt pela quantidade de bacalhau e de batatas)
- sal e pimenta (caso necessite)
- 1 pimetão verde e
- 1 pimentão vermelho (ambos cortados em rodelas)


MODO DE PREPARAR:

( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme já escrevemos aqui no blog)

Depois de dessalgado, cozinhar as lascas de bacalhau, no leite, em fogo brando por 5 a 10 minutos, sem deixar ferver o leite.
Escorra bem  (reservando o leite para o cozimento das batatas) e coloque em uma vasilha para separar as lascas (tirando pele e espinhas se houver).
Descascar as batatas , cortar as rodelas e colocar no leite que foi cozido no bacalhau, cozinhar até que fique antes do ponto de al dente.
Cortar as cebolas em rodelas, juntar o alho e dourar ligeiramente em metade do azeite.  Acrescente os pimentões cortados em rodelas - sem sementes. Juntar o bacalhau. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar.
Monte a travessa, fazendo uma cama com as batatas (em fôrma untada) cubra com uma boa quantidade de bacalhau, volte a cobrir com as batatas. Finalize com os ovos cozidos e as azeitonas pretas. Caso deseje tempere com sal e pimenta. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada.

Veja que show que ficou o prato....além de muito bom (isso é o que os degustadores disseram...rsrsrsr)


Esta é a verdadeira receita do bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor,que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto (exceto pelo fato dos pimentões).


Abraço a todos



3 comentários:

  1. BACALHAU! Tá chique, hein?
    Espero que você inclua aquela nossa receita de miojo com atum. Abs...show de bola seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Uh la la! Não sabia desse seu lado "gourmet"!! :o)) Bacana isso! Vou te passar uma receitinha de camarão agridoce e carneiro! Show de bola!
    Mas fica tranquilo que experimentarei seu bacalhau (no bom sentido, claro).

    ResponderExcluir
  3. Uhuuuulllll!!!! Só de aparecer aqui eu virei um "treisbufuzão" hahaha que delícia hein! Muito bom seu blog ja eh meu livro de receitas furevámente =D Parabéns pelo blog ta mt legal... eu qria mt ter um mas sei lá, nem consigo manter ou fazer ou criar ou sei lá I.I Mas continue nos fazendo ter água na boca *Q*

    ResponderExcluir