O fim desta noite foi uma jantar super especial onde usei uma massa com tinta de lula , camarões e salmão assado ....combinação perfeita para uma noite comemorativa perfeita também.
Portanto , esta é em homenagem a Marcela, minha querida esposa.
Segue.....
Bem, .... para o preparo da massa (chamado italianamente de Linguina al nero seppia - uma massa feita de forma normal , porém com acréscimo de Tinta de Lula (vendida em saquinhos - nas melhores casas do ramo)) foi usado um caldo de camarão (ou frutos do mar, ou bacalhau, ou que se assemelhar a estes), para o cozimento da massa, visto o ingrediente principal da massa ser o próprio camarão.
Portanto, seguem os ingredientes:
PARA A MASSA
- 2 a 3 Litros de Caldo (fervente) de camarão para cozinhar a massa;
- meio pacote (250g) de macarrão - talharine (Linguina al nero seppia);
- 600g de camarão (médio);
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou de azeite;
- 1 xícara de conhaque;
- 1 limão
- 500g de filé de salmão;
- 100g de amêndoas (ou castanha do pará; ou pinoli)
- 1 xícara de folhas de hortelã;
- 1 xícara de espumante;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- Sal e pimenta do reino a gosto
Esquente o caldo. Doure o camarão com um fio de azeite e flambe-o com o conhaque para selá-lo. Após isso acrescente a manteiga e reserve (deixando a menteiga derretida para finalização do prato).
O caldo levantando fervura , acrescente a massa (inteira) e mexa, de vez em quando, para que não "grude".
Enquanto a massa fica no processo de cozimento, pegue o filé de salmão, retire a pele e espinhas (caso tenha), corte em duas partes, tempere com o sal e pimenta do reino a gosto (eu usei para temperar , tanto o camarão como o salmão, o lemon-pepper - experimentem).
Em uma das metades coloque as amêndoas, junte as folhas de hortelã e regue com o espumante misturado com o azeite. Leve ao forno (220º) por aproximadamente 30 minutos (dependendo do forno) ou até que note que o salmão esteja no gosto desejado.
Bom apetite.