Um amigo meu viu a receita de Bacalhau, recente, que coloquei aqui no blog e fiz para um casal de amigos e ficou meio que "babando" (rsrs) , pelas fotos. O que aconteceu ??? Pediu que trouxessem, do Mercado de São Paulo, 1,9 kg de lombo de bacalhau, para que eu pudesse cozinhar para ele e família ..
É claro que foi um prazer fazer isso. Para tanto , aproveitei a boa qualidade do bacalhau comprado, e fiz um clássico de Portugal.
Bacalhau à Gomes de Sá
INGREDIENTES:
- 1.9 kg de Bacalhau em Lascas (Salgado e seco)
- 1.5 kg de batatas
- 400 a 500 ml de azeite extra-virgem
- 2 colheres de alho picado
- 2 cebolas
- 8 ovos cozidos (cozidos e cortados em rodelas)
- azeitonas pretas portuguesas
- salsa a gosto
- 2lt (aqui usei 2lt pela quantidade de bacalhau e de batatas)
- sal e pimenta (caso necessite)
- 1 pimetão verde e
- 1 pimentão vermelho (ambos cortados em rodelas)
MODO DE PREPARAR:
( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme já escrevemos aqui no blog)
Depois de dessalgado, cozinhar as lascas de bacalhau, no leite, em fogo brando por 5 a 10 minutos, sem deixar ferver o leite.
Escorra bem (reservando o leite para o cozimento das batatas) e coloque em uma vasilha para separar as lascas (tirando pele e espinhas se houver).
Descascar as batatas , cortar as rodelas e colocar no leite que foi cozido no bacalhau, cozinhar até que fique antes do ponto de al dente.
Cortar as cebolas em rodelas, juntar o alho e dourar ligeiramente em metade do azeite. Acrescente os pimentões cortados em rodelas - sem sementes. Juntar o bacalhau. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar.
Monte a travessa, fazendo uma cama com as batatas (em fôrma untada) cubra com uma boa quantidade de bacalhau, volte a cobrir com as batatas. Finalize com os ovos cozidos e as azeitonas pretas. Caso deseje tempere com sal e pimenta. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada.
Veja que show que ficou o prato....além de muito bom (isso é o que os degustadores disseram...rsrsrsr)
Esta é a verdadeira receita do bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor,que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto (exceto pelo fato dos pimentões).
Abraço a todos