quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Piamontese para grandes amigos

Este eu tenho que postar aqui.

Além de ser a primeira vez que faço esta receita, foi para uma ocasião muito especial (triste, .... porém especial). Triste por estar despedindo deste casal fantástico que é o Mário e a Melissa (pois vão para Brasília) e ....especial por recebê-los em casa ontem (09/09/09).





Para tanto resolvi fazer algo prático , rápido e muito saboroso, para poder usufruir ao máximo a companhia deles: um Risotto à Piamontese.
Este é um prato típico italiano; Categoria: Guarnições; Subcategorias: Amidos (arroz, farinhas, tubérculos)
e tem um rendimento de 6 porções.

600g de arroz arbório
3 tablete(s) de caldo de carne
6 colher(es) (sopa) de manteiga
2 colher(es) (sopa) de azeite
3 colher(es) de cebola picada(s)
1 xícara de ervilha (frescas ou enlatadas)
2 xícara(s) (chá) de vinho branco
2 xícara(s) (chá) de champignon em conserva picado(s) finamente
3 xícara(s) (chá) de presunto sem capa de gordurapicado(s) finamente
1 caixinha/lata de creme de leite (ou mesma medida deste, Fresco)
2 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s)
Salsinha desidratada à gosto para decorar


Primeiro dissolva os tabletes de carne em 1,5 litro (até 2,5)  de água fervendo e reserve. Numa panela grande aqueça o óleo e 4 colheres de sopa de manteiga e junte a cebola. Deixe dourar.Acrescente o arroz, sem lavar (para conservar suas propriedades), e deixe-o fritar até que fique transparente. Depois acrescente o vinho, sempre mexendo, e espere que evapore. Com o auxílio de uma concha, vá despejando aos poucos o caldo de carne À medida que o arroz for secando adicione mais caldo, sempre mexendo. Não tampe a panela. No final, não deixe o caldo secar (deixe o arroz ficar bem molhado), apague o fogo e acrescente o creme de leite, o presunto,as ervilhas, o champignon, as outras 2 colheres de sopa de manteiga e o queijo. Misture tudo e sirva logo em seguida (senão ele seca). Finalize com uma polvilhada de ervas finas (desidratadas ou frescas mesmo).
Caso goste de um sabor mais apurado não deixe o vinho secar por completo.

O que resulta nisso:


E é isso! Simples .... e perfeito o sabor !!

Mais uma vez vou pedir desculpas por não montar o passo a passo. Mas eu explico: é que no afã de executar o prato de uma forma completa e mais ágil (sem paradas), acabo esquecendo das fotos de cada etapa. Mas vou me educar para que os pratos executados daqui para frente venham com o "caminho das pedras". Não vou prometer para os que já executei e tirei fotos.....esses não tem jeito mesmo.

No mais é isso, até o próximo post.

Abraços

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escondidinho da Esposa - A primeira receita

Esta é uma daquelas receitas fantásticas! Foi "emprestada" por minha esposa - que por sinal prepara de forma divina. E, costumo dizer que, o Escondidinho da rede Água Doce - Cachaçaria (de Ribeirão Preto/Uberlândia) não chega aos pés deste.

E o que torna esta receita fantástica é sua simplicidade de feitio, sabor e apresentação final do prato.
Mas, chega de conversa fiada (ou "escondida", rsrsr), passemos ao feitio do prato:

Passos e ingredientes:
  • Dessalgar a carne seca (1kg)
  • Lavar bastante
  • Deixar de molho e trocar a água 3 vezes
  • Colocar para cozinhar na água limpa, picar em pedaços. Colocar para ferver sem tampar, experimentar o sal, se estiver bom pode tampar e cozinhar por 30 min., depois que pegar pressão. Colocar 2 folhas de louro quando estiver cozinhando.
  • Cozinhar 1 kg e ½ de mandioca na água da carne seca. Após cozida, espremer ainda quente. Pode picar e colocar água até cobrir.
  • Desfiar a carne seca. Refogar a carne com temperos (tomate sem semente[3 a 5] - , alho[a gosto], salsinha e a cebolinha [a gosto - coloca no fim do preparo]). Caso deseje incrementar o prato pode acrescentar, ervilha, milho, palmito, azeitona, entre outros). O molho precisa ficar bem seco. Obs: se o molho não estiver seco, coloque 1 colher de farinha de trigo e mexa bem rápido.
  • Leve a mandioca amassada ao fogo, misture ½ copo de leite, 1 colher bem cheia de manteiga ou margarina e sal a gosto.
  • Coloque na assadeira: você fará uma camada de molho, outra de creme de leite ou requeijão, e a última de purê de mandioca. Cubra com queijo ralado.
Obs: O sal deve ser usado com muita moderação! Lembrem-se que a carne já era salgada (e guarda um pouco deste sal consigo no final da dessalga)


Disso tudo , resulta o que vemos acima .

Prometo colocar fotos dos detalhes do preparo nos próximos posts. Porém, nesta receita, não deu tempo nem de tirar a foto direito (se é que me entendem, rs).

Um abraço e até o o próximo.