quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Start up

Interessante perceber que, se notarmos o ato de cozinhar por um lado técnico, nada mais será do que reações químicas e físicas utilizando ingredientes pré-selecionados, buscando um objetivo - um prato final - que satisfaça os desejos pertinentes à "carne", nossas necessidades físicas .... nutricionais.

Agora, se olharmos bem de perto, por uma ótica emocional, o ato decozinhar se torna simplesmente o preparo de algo com carinho e que satisfaça tanto a nossa alma como a das pessoas que amamos. Ao mesmo tempo que é simples, isso se torna algo um tanto complexo, pois nem sempre conseguimos atingir nosso objetivo devido ao fato denão termos o conhecimento necessário para tal. Portanto, a busca pelo conhecimento, na arte da gastronomia, exige autoaprendizado, dedicação, pesquisas entre outras formas de dedicação. Mas , acima de tudo isso, exige gostar do que faz. Somente assim tornaremos esta arte uma obra perfeita, pois será feita com amor.

Nos posts futuros, focarei em pratos que, tanto aprendi no curso de Gastronomia para Executivos*(excelente curso por sinal), como também em pratos que executei em casa, pratos indicados por amigos, pedidos, entre outros. Postarei também sugestões, dicas e técnicas (tanto de leitores, amigos, livros, sites, blogs e algumas que descobri) nas áreas da Gastronomia e Acompanhamentos (destilados, fermentados, ...).



*SENAC (http://www.mg.senac.br/internet/cursos/capacitacao/), ministrado por Fabio Tomyama (ex-CTBC), chef graduado e excelente pessoa. Depois comentarei mais sobre ele também.

Boas Vindas !!

A criação deste blog foi a maneira que enxerguei para divagar sobre minhas poucas experências, anotações e "habilidades" básicas (ou quase nenhuma) de cozinha.


Escolhi este meio, a Internet, por pensar ser este o caminho mais rápido para atingir curiosos, amigos e também compartilhar e trocar (principalmente) - dicas, truques, experiências, bem como opniões com respeito aos ensinamentos da cozinha que aprendemos durante a jornada de nossa vida, que foram passados dentro de cursos, pesquisas, recortes, anotações próprias e , principalmente de família para família.

Alguma fontes de origem são apresentadas com sua devida Bibliografia.

Espero que todos que venham a ler estes registros continuem a passar adiante todas as informações adquiridas, bem como compartilhar suas experiências neste mundo maravilhoso que é a Gastronomia.

Agradeço a você, e espero que esta possa ser a oportunidade de proporcionarmos prazeres aos ohos e paladares de muitos e que este possa ser uma fonte de informações curiosas nesta bela arte, bem como um intercâmbio de experiências.



Abraços



Rodrigo Martins Raniero de Sousa